Luiz Chinan, sócio da Retoque Comunicação, vai ministrar no próximo dia 23 de setembro, curso de Assessoria de Imprensa na Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Quer saber mais? Veja a programação completa! Para fazer a sua inscrição, clique aqui.

PROGRAMAÇÃO

1)    Introdução sobre a importância do tema

O engajamento com jornalistas e blogueiros informativos é hoje uma atividade essencial para o sucesso de empresas e entidades. Por um lado, a aliança com esses profissionais permite uma ampla visibilidade dos produtos, serviços, projetos e ações das organizações. De outro, traz credibilidade para as iniciativas divulgadas. Desse modo, qualquer corporação que pretenda ganhar escala em suas atividades, bem como legitimidade, necessita ter uma estratégia específica e bem elaborada de relacionamento com esses stakeholders.

2) Objetivos do curso

– Entendimento do papel do jornalismo na comunicação organizacional

– Redação e edição de notícias

– Análise de notícias

– Preparação de ambiente interno para trabalho de imprensa

– Capacitação de fontes

– Compreensão do público jornalista e a arte de liderar com notícias

– Preparação de matrizes de risco de imagem e gestão de papeis na crise

– Elaboração de planos de divulgação com a imprensa

3)    Programa do curso

– O Lugar do Jornalismo na Comunicação Organizacional

– A Construção da Notícia de Alto Impacto

– A Notícia Como Fonte de Inteligência Estratégica

– A História da Imprensa e da Assessoria de Imprensa

– Comunicação interna e relacionamento com a imprensa

– Preparação de Fontes

– Gestão de Crises

– O Líder e a Gestão de Notícias

– Planejamento de Imprensa

4) Benefícios para os participantes

O profissional vai aprender como utilizar o relacionamento com a imprensa como uma peça-chave para atingir seus objetivos, bem como as metas da organização em que trabalha.

5) A metodologia aplicada

Aulas expositivas

Estudos de caso

Jogos e simulações

INSTRUTOR

Luiz Chinan

Especialista em Management & Leadership pela Universidade da Califórnia Berkeley (UCB) e certificado em Sustainability Reporting pelo Global Report Initiative (GRI). Conta com MBA em Gestão da Comunicação pela Escola Superior de Engenharia e Gestão (ESEG)/Aberje, bem como estudo em História pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharelado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Sócio-diretor da Retoque Comunicação, é professor dos MBAs da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Sustentare Escola de Negócios.