Você sabia que *74% das crises vividas pelas empresas brasileiras são passíveis de identificação com antecedência? Mas como identificar possíveis sinais fracos para blindar a sua empresa? A equipe de especialistas da Retoque Comunicação compartilha quatro ações que podem auxiliar as organizações a enfrentar e a lidar com os diferentes públicos.

O nosso objetivo é aproveitar o canal Blog do Prestígio para trocar conhecimentos e práticas adquiridas ao longo desses 20 anos de história. Quer saber mais sobre algum tema específico? Mande pra gente a sua dúvida! Basta escrever no espaço para comentários.

Veja, abaixo, os quatro passos: 

Passo 1: defina a crise

O primeiro passo para enfrentar uma situação de crise é estabelecer um foco bem definido e aprofundados sobre a questão.

Passo 2: crie um mapa de vulnerabilidade

O segundo passo é reunir uma equipe de profissionais de diferentes áreas (RH, TI, Comunicação, Jurídico, Financeiro) para identificar de forma colaborativa todos os pontos que podem ser causas de problemas. Em seguida, definir qual o grau de seriedade de cada um em uma escala de 0 a 10.

Passo 3: prepare uma lista de perguntas e respostas

Identifique o máximo de perguntas e respostas que podem ser elaboradas pelos principais públicos. Crie essa lista conhecida na área de Comunicação como “Questions & Answers” para auxiliar a pessoa que ficará responsável por falar sobre o problema. 

Passo 4: cuide dos “amplificadores”

Esteja preparado para fornecer informações para todos os canais de comunicação: jornais, revistas, sites, emissoras de rádio e televisão e redes sociais. Nesses contatos, a transparência e a eficiência dos dados são fundamentais.

Renata Domingues

Retoque Comunicação

(11) 3088-0990

* dado retirado da pesquisa IC Crises Índex, da agencia Imagem Corporativa